quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Chico Xavier no cinema

O médium Chico Xavier, fotografado por Jean Mazon, para a revista O Cruzeiro, em 1944

O cineasta Breno Silveira e boa parte de sua equipe em "2 Filhos de Francisco" vão se unir novamente para contar a vida do médium Chico Xavier. O projeto é uma parceria entre Conspiração Filmes, Lumière e Columbia, com apoio da Globo Filmes.
Quem está empolgadíssimo é o escritor Marcel Souto Maior, autor de "As vidas de Chico Xavier" (Editora Planeta), que já vendeu cerca de 200 mil exemplares e serve de base para a adaptação cinematográfica.

Em fase de roteirização, o filme será rodado em 2007 e provavelmente com lançamento no final do mesmo ano. Marcel participa da equipe de roteiro, e a idéia é repetir o processo quase jornalístico do primeiro longa de Breno. Os autores do projeto em andamento adiantam que "o filme vai fugir dos efeitos especiais. Não terá nada de fantasmas, assombrações, essas coisas. Queremos retratar a realidade com a verdade que o '2 Filhos' tem. Vamos contar a história de um brasileiro movido pela fé que ajudou milhares de pessoas a lidarem com a morte."

Marcel acaba de lançar "As lições de Chico Xavier", onde conta sua relação - um jornalista cético - com o médium durante a produção da biografia. É o terceiro trabalho dele sobre o assunto. "Por trás do véu de Ísis", livro-reportagem onde o autor investiga os fenômenos mediúnicos, também vai ao cinema. Será um documentário narrado pelo escritor e dirigido por Emiliano Ribeiro, que fez em 1996 o longa "As meninas", baseado no livro de Lygia Fagundes Telles.

Um comentário:

Claudio Eugenio Luz disse...

Meu caro, estou sempre passando por aqui e lendo seus posts. Embora não deixe um comentário, mas acompanho as noticias sobre cinema - que, aliás, sou um apaixonada, assim, como por fotografia.
.
hábraços
.
claudio