terça-feira, 21 de março de 2006

umidade relativa

Nelson Pereira dos Santos fotografado por Monique Renne, 2005

“O cinema brasileiro foi elevado a uma categoria semelhante à da literatura, que é a mais tradicional das formas de identidade da nossa cultura.”

O cineasta Nelson Pereira dos Santos, "explicando" sua eleição à Academia Brasileira de Letras. A posse na cadeira nº 7, ocupando a vaga deixada pelo embaixador Sérgio Corrêa da Costa, se dará em julho próximo. Nelson é autor de um único livro, "Três vezes Rio", onde reúne os roteiros dos filmes "Rio 40º", de 1954, sua estréia em longa, "Rio Zona Norte", filmado em 1957, e "O amuleto de Ogum", de 1974. Entusiasmado com a "imortalidade", prepara uma série de livros com roteiros filmados...

Nelson, antes de vestir o fardão, lançará seu novo filme no dia 21 de abril, "Brasília 18%", ficção em que narra uma história de amor tendo como pano de fundo uma situação da política nacional. A porcentagem do título não se refere a algum acordo de propina, ou coisa parecida, e se fosse faria sentido, levando em conta a ambientação do enredo nesses tempos de mensalão... O título remete à umidade relativa do ar, que no meio do ano, fica bastante abaixo do normal em Brasília. Coincidências ou não, é 18º longa do cineasta e dia 21 é aniversário da capital federal.

Um comentário:

Iris de Oliveira disse...

Olá Nirton! Tudo bem? Pesquisando sobre blogs ( legais) de cinema e vídeo, acabei caido por aqui e estou encucada com uma coisa: seu blog é bem legal e traz muitas informações importantes, principalmente para estudantes e ao mesmo tempo vc tem poucas visitas( comentários)... é uma pena, afinal quem perde é quem não passa por aqui. Podemos linkar?
Voltaremos mais vezes
abraços