sábado, 18 de março de 2006

bytes ensolarados

DJ Dolores. Foto página www.olivier.roller.free.fr

"Ensolarado Byte", que será exibido amanhã, às 23 horas, pela Rede Pública de Televisão, dentro da programação do II DovTV, é um documentário centrado na trajetória de três artistas importantes da cena musical pernambucana. O primeiro deles é o DJ e produtor DJ Dolores, pioneiro do Mangue Beat e, hoje, renomado nacional e internacionalmente por seu complexo mix de texturas eletrônicas e orgânicas. O segundo assina simplesmente Neílton, guitarrista da banda de hardcore Devotos, artista plástico e (re)contrutor de artefatos tecnológicos os mais variados. Fecha o trio o coletivo Re:combo, representado por Doktor Mabuse, também pioneiro do Mangue e articulador de uma rica reflexão sobre o uso de conceitos como "copyleft" e "licenças de uso abertas".

Esses três músicos/pensadores/construtores são os fios condutores de uma narrativa que pretende trazer para o público a relação entre a nova música pernambucana - aclamada em todo o país por sua diversidade e vigor criativo - e as tecnologias digitais das últimas duas décadas. No Recife, essa fricção foi incentivada pelo desenvolvimento paralelo da cena cultural deflagrada pelo Mangue Beat e de um complexo tecnológico chamado Porto Digital - situado no "Recife Antigo", área portuária que traz as marcas da colonização holandesa - com empresas de software de grande dinâmica.

Não à toa, um dos hinos do Mangue proclama que "computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro": as respostas que os músicos locais encontraram para os impasses e possibilidades trazidas pela revolução tecnológica estão entre as mais interessantes dos últimos tempos. Seguindo uma tradição da periferia em reinventar paradigmas e ferramentas desenvolvidas no "centro do mundo", esses artistas encontraram soluções criativas para a produção e distribuição de suas músicas.

O documentário usa os depoimentos dos três citados acima, intercalados com trechos de show, vídeos raros e passeios pela cidade, para mostrar essas estratégias. Também aparecem entrevistas com dezenas de jornalistas, produtores e empresários do país e do exterior.
Dirigido por Maurício Correia, "Ensolarado Byte" mostra que um outro mundo é possível, quando se trata de usar ou (re)pensar a tecnologia para fins criativos. Não é preciso rios de dinheiro para fazer uso vantajoso das possibilidades que ela traz. E melhor: se os ganhos artísticos são inegáveis, uma importante troca acontece na área social, com geração de empregos e aumento da auto-estima. Recife, culturalmente tão diversificada, nos oferece essa importante lição.

Agende-se. Vale a pena.

Nenhum comentário: