terça-feira, 7 de março de 2006

Truman Capote

Truman Capote fotografado por Irving Penn, em 1965

O Oscar concedido a Philip Seymour Hoffman por seu papel como Truman Capote no filme dirigido pelo estreante Bennett Miller, é parte do interesse surgido nos Estados Unidos por um autor que nunca esteve tão na moda desde que morreu, há 22 anos.

Além do filme Capote, a onda inclui a estréia de outro longa-metragem, Infamous, a publicação de vários livros e até mesmo a recriação das célebres festas que organizava o considerado precursor do "novo jornalismo".

Com a máxima de que "os detalhes revelam melhor do que nada as coisas importantes", Capote podia começar uma crônica judicial centrando a atenção do leitor no brilho da aliança do juiz ao invés de informar diretamente sobre a sentença.

Esse tipo de recurso foi empregado depois por autores tão conhecidos como Norman Mailer e Tom Wolfe, que, como Truman Capote, elevaram o jornalismo à categoria de literatura.

No entanto, sua influência e o êxito de novelas como A sangue frio e Bonequinha de luxo - ambas levadas ao cinema, respectivamente em 1967, por Richard Brooks, e 1961, por Blake Edwards - não impediram que Truman Capote morresse, aos 60 anos, sob crítica de seus colegas, esquecido por seus amigos e quase submerso no anonimato.

Sua homossexualidade e o abuso de álcool e drogas não o ajudaram, sobretudo durante seus últimos anos, a lavrar uma boa fama em alguns setores.

Capote recuperou, porém, o protagonismo que, segundo confessava, sempre perseguiu na vida, e conquistou em alguns momentos de sua existência, com ao menos dois filmes e três publicações de plena atualidade nos dias de hoje.

O outro filme baseado no escritor, Infamous', é dirigido por Doug McGrath, com Gwyneth Paltrow, Sigourney Weaver e Sandra Bullock no elenco. O roteiro foi escrito a partir do livro de título quilométrico "Truman Capote: in which various friends, enemies, acquaintances and detractors recall his turbulent career", de George Plimpton. O filme vai mostrar o curioso relacionamento do escritor com os assassinos Dick Hickock e Perry Smith, personagens de A sangue frio enquanto eles esperavam no corredor da morte. Smith é interpretado por Daniel Graig, o novo James Bond, que andou quebrando os dentes nas filmagens de Cassino Royale. No papel de Capote, ainda não se sabe se com o mesmo brilho de Seymour, o ator Toby Jones, que fez recentemente Em busca da terra do nunca (Finding neverland), de Marc Forster, e é a voz do elfo num desses Harry Porter.

Nenhum comentário: