
Sucesso na primeira edição, este ano o II Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual acontece entre os dias 2 e 9 de abril. Com a presença de renomados cineastas, acadêmicos e críticos, serão realizados na reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, debates e mesas-redondas discutindo questões como a influência do neo-realismo italiano no pré-cinema novo, as perspectivas do cinema político na América Latina, o cinema ibero-americano e os novos caminhos do audiovisual, com enfoque para o tema Cinema e Multiculturalismo.
Abrilhantarão as discussões, diretores e estudiosos como os críticos especializados em cinema neo-realista, o italiano Adriano Aprà e a brasileira Mariarosaria Fabris, os cineastas Tunico Amâncio e Eduardo Escorel, o crítico norte-americano Robert Stam, entre outros.
Um dos homenageados deste ano é o cineasta Nelson Pereira dos Santos, que receberá da UFBA o título de Doutor Honoris Causa.
Na programação a Mostra de Cinema Ibero-Americano serão apresentadas películas inéditas na capital baiana, como "Habana Blues" (Habana Blues), do espanhol Benito Zambrano, "Espelho mágico", do português Manuel de Oliveira e "Argentina latente" (Argentina latente) de Fernando Solanas, todos produzidos ano passado.
Outro atrativo do seminário promete ser a retrospectiva em torno da obra do cineasta alemão Jürgen Böttcher, também identificado pelo pseudônimo Strawalde, por conta da paralela carreira de pintor. Apesar de pouco visto no Brasil, o diretor tem na bagagem filmes com relevância política e que já foram agrupados em destacadas mostras no centro parisiense Pompidou e no Festival de Edimburgo, na Escócia.
Com vagas limitadas, os interessados residentes na Bahia e em outros estados do Brasil poderão se inscrever a partir de hoje, através da página www.seminariodecinema.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário