domingo, 10 de maio de 2015

a mãe de Pedro


A mãe do cineasta espanhol Pedro Almodóvar esteve presente em todos os seus filmes, de uma forma direta e indireta, citada, referenciada, simbolizada em todas as mulheres personagens que ele criou.


Como estrelas têm pontas que brilham, Dona Francisca Caballero fez pequenas aparições iluminadas em trabalhos do filho. O último foi Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre), de 1999, ano que ela faleceu, logo após as filmagens, aos 83.


O filme, excelente drama com ótimos elementos cômicos na narrativa, onde se discute identidade sexual com religião, fé com existencialismo, AIDS com travestismo, já começa com uma divertida contestação entre os protagonistas sobre o título do filme de Joseph L. Mankiewicz, 1959, traduzido em vários países de forma diferente, A malvada, Eva, em referência a personagem central interpretada por Bette Davis. Todos consideram que o título original, All About Eve deveria ser mantido, etc e tal. O que é certo. Almodóvar inteligentemente desenvolve o roteiro do seu filme, em um gesto de metalinguagem, com um título em alusão maternal.

Nenhum comentário: