domingo, 25 de dezembro de 2016

a história de Jesus

“E não sei bem se por ironia ou se por amor / resolveu me chamar com o nome do Nosso Senhor...
Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz / me conhecem só pelo meu nome de menino Jesus...”

Chico Buarque em “Minha história”, gravada no disco “Construção”, 1971, versão de “Gesù bambino”, de Lucio Dalla, classificada em 3° lugar no Festival de San Remo daquele ano.
Mesmo assim o autor foi censurado, acusado de desrespeitoso por tratar de um tema que fala de uma mãe solteira e tem um filhinho a quem se chamava Jesus. Foi obrigado a mudar o título. Dalla colocou a data de seu nascimento, “4/3/1943”. Mais direto, impossível.

No Brasil, a versão de literal de Chico passou despercebida dos censores de plantão da ditadura Garrastazu Médici. Os idiotas desconheciam o que aconteceu com a canção italiana.

Nenhum comentário: