sábado, 11 de maio de 2019

anjo da gravação

“Em vez de tirar fotos, o processo é de doação. A pessoa se confia a mim e, em troca, eu respeito sua privacidade e suas sensibilidades e faço o meu melhor para capturá-las da maneira mais bela e expressiva - um ato mútuo de doação. Eu me vejo como um 'anjo da gravação' que está lá para documentar o que acontece para a posteridade - um historiador mais que um artista - capturando os momentos que merecem ser preservados.”
- Kim Gottlieb-Walker, uma das mais notáveis fotógrafas norte-americanas, que ao longo de 50 anos de carreira construiu um portfólio de personalidades do mundo artístico.

Andy Warhol, Jimi Hendrix, Joni Mitchell, Pink Floyd, Clint Eastwood, Woody Allen, John Carpenter, são alguns nomes que passaram pelas lentes da fotógrafa, hoje com 72 anos.
Bob Marley foi com quem ela teve mais proximidade. Entre 1975 e 1976, ela e seu marido Jeff Walker acompanharam e documentaram o dia a dia de Marley e de outras lendas do reggae, Bunny Wailer, Lee “Scratch” Perry e Peter Tosh. Esse trabalho resultou na publicação dos livros, Bob Marley: Portrait inédit en fotos e Bob Marley And The Golden Age Of Reggae, ambos lançados em 2011, celebrando 30 anos da morte do cantor jamaicano, em 11 de maio.
Além dos livros, Gottlieb-Walker abriu uma exposição na Proud Gallery, Londres, incluindo cenas inéditas de um dos momentos mais emocionantes da história recente da música, a expressão do respeito entre artista e fotógrafo.

Nenhum comentário: