sábado, 19 de novembro de 2005

brasileiros em havana

Já está definida a lista dos filmes brasileiros que participarão do 27º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, que acontece de 6 a 16 de dezembro na capital cubana. Este ano a produção nacional comparece com 41 títulos entre curtas e longas-metragens.
Para a competição de longas de ficção estão confirmados "O Veneno da Madrugada", de Ruy Guerra, que também concorre no Festival de Brasília, na próxima semana, "Crime Delicado", o quarto longa de Beto Brant, e "Jogo Subterrâneo", de Roberto Gervitz, que voltou à direção 18 anos depois de estreiar com "Feliz Ano Velho".

"O Último Raio de Sol", de Bruno Torres (foto acima, com José Dumont), e "O Xadrez das Cores", de Marcos Schiavon, estarão na disputa da categoria de curtas de ficção. Para a mostra também competitiva Operas Primas, dedicada a longas de estreantes, foram selecionados "Como Fazer um Filme de Amor", de José Torero, "Contra Todos", de Roberto Moreira, "Olga", de Jayme Monjardim, "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, "Cidade Baixa", de Sérgio Machado, e "Redentor", de Cláudio Torres.
Os já clássicos "Peões", de Eduardo Coutinho, e "Entreatos", de João Moreira Salles, são destaques na competição de documentários, ao lado dos longas "Brilhante", de Conceição Senna, "Doutores da Alegria", de Mara Mourão, e "Paz", produzido pela empresa W/Brasil.

Na mostra Animação há sete produções brasileiras. E fora de competição serão exibidos diversos títulos de sucesso de público como "Cazuza, o Tempo Não Pára", de Sandra Werneck, e "O Casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto, e os documentários "500 Almas", de Joel Pizzini, "Moacir,arte bruta", de Walter Carvalho, e "A velha e o mar", (foto abaixo), do cearense Petrus Cariry.
O documentário "O Sonho de Loreno", de Alana Almondes (Mantenópolis/ES), também foi selecionado para participar do Festival. O vídeo faz parte do projeto Revelando os Brasis, da Secretaria do Audiovisual, e conta a história de Seu Manoelzinho, que ficou famoso pelos mais de 20 filmes que realizou utilizando uma câmera VHS. A exibição será dentro da Mostra Informativa Documentário.
Lista completa dos classificados no sítio www.habanafilmfestival.com.

Nenhum comentário: