Na foto abaixo, James Dean e Elizabeth Taylor fotografados por Richard Miller, 1955, descansado durante um intervalo das filmagens de Assim caminha a humanidade (Giant), de George Stevens.
Dean estava com 24 anos quando se foi antes da estreia do filme, a 135 km por hora no seu Porsche 440.
Elizabeth Taylor tinha 23. Aos 26 foi a felina Maggie em Gata em teto de zinco quente. Ganhou o primeiro Oscar aos 28, pela interpretação da atormentada Gloria de Disque Butterfield 8. Quando completou 31 anos foi consagrada rainha do Egito em Cleópatra, de Joseph L. Mankiewicz.
Quem tem medo de Virginia Woolf?, de Mike Nichols, 1966, deu o segundo Oscar a atriz, que mais uma vez entregou-se a uma personagem difícil, a inquieta Martha que ama-e-odeia o marido George – papel do ator Richard Burton, com quem viveu uma relação conflituosa.
No ano seguinte Elizabeth Taylor interpreta a esposa infiel em O pecado de todos nós, de John Huston. O marido seria protagonizado por Montgomery Clift, mas faleceu poucos antes de iniciar as filmagens. Lee Marvin e Richard Burton não toparam o papel, um major do Exército impotente e secretamente homossexual, e sobrou para Marlon Brando, que acabara de fazer um empresário que se relaciona com uma prostituta russa em A condessa de Hong-Kong, último filme de Charles Chaplin.
Na década de 70 e seguintes, Elizabeth Taylor não teve papeis relevantes, com exceção da garçonete Jimmie em Unidos pelo mal, dirigido pelo ator Peter Ustinov, mais uma vez contracenando com o marido Burton, e que lhe deu o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim, 1972.
Filmes pequenos para a televisão, voz para desenhos animados, empreendimento comercial na área de cosmético, amiga e conselheira de Michael Jackson, e madrinha de seu primeiro filho, trabalhos filantrópicos em campanhas contra a AIDS, e sérios problemas de saúde, como um tumor no cérebro e insuficiência cardíaca crônica, marcaram os últimos anos da atriz.
Na manhã de 23 março de 2011 Elizabeth Taylor não resistiu a uma cirurgia no coração. O descanso definitivo aos 79 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário