terça-feira, 24 de março de 2020

de reverendo a lutador

Em junho de 1970 o cantor e compositor Tim Maia lança seu primeiro LP, com seu nome como título. Ele chegara dos Estados Unidos, onde foi estudar música negra.
O disco é uma obra-prima do lado A ao B. Entre as doze faixas, estão pérolas como Primavera, Coroné Antonio Bento, Cristina, Azul da cor do mar, Eu amo você, a maioria em parceria com o paraibano Cassiano, o que foi um encontro perfeito: ambos têm o talento de mesclar o ritmo soul com raízes da música brasileira urbana e rural.
O exemplo disso é a faixa 4 do lado A, Padre Cícero. O arranjo e o vozeirão de Tim Maia misturam o soul com o baião, com guitarras, bateria, triângulo e vocais que vão e vêm dos guetos de Chicago (onde o ritmo teve influência gospel) ao sertão de Juazeiro (onde a sanfona toca nas igrejas).
Um fato curioso sobre a composição Padre Cícero: o jornalista e produtor musical Nelson Motta conta na página 84 da biografia Vale tudo: O som e a fúria de Tim Maia, 2007, que em 1970, à frente da produção das trilhas sonoras das novelas da Globo, precisava de algo novo, impactante, que coubesse no perfil do personagem principal de Irmãos Coragem, interpretado por Tarcísio Meira. Foi ao estúdio da Polydor onde o cantor estava gravando seu disco de estreia e se entusiasmou com o ritmo eletrizante, imponente e heroico de Padre Cícero. Ali mesmo foi negociado com Tim Maia a versão João Coragem, faixa 9 do disco da novela. “No sertão do Crato”, virou “no sertão distante” “e no Juazeiro” mudou para “no sertão inteiro”, e o reverendo do agreste caririense se tornou o lutador garimpeiro da fictícia cidade Coroado de Janete Clair.
Padre Cícero era tão “milagroso” que a música de Tim Maia e Cassiano foi sucesso em inglês. A banda Os Condors gravou no seu primeiro e único LP, de 1971, com a versão de Terry Winter (1941-1998), um dos pseudônimos do brasileiro neto de ingleses Thomas William Standen, autor do sucesso "Summer holiday". A banda era de São Paulo mesmo, cantava covers de sucessos norte-americanos. O santo do Juazeiro converteu-se em “Father Cícero”.
Hoje é aniversário de nascimento do Padim Ciço, 176 anos. Rogai pelos brasileiros nesta hora agora que recorremos a vós.

Nenhum comentário: