quarta-feira, 22 de abril de 2020

B.R.A.S.I.L.

Quadro Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, 1500, óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva, pintor que se destacou, na passagem do século 19 para 20, por seu trabalho que retrata importantes fatos, datas e personagens da história brasileira.
Retrato de Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes, Fundação da Cidade de São Paulo, Combate de Botocudos em Mogi das Cruzes, A Renúncia de Ser Rei, Índios a Bordo da Capitânia de Cabral, são algumas dessas obras, todas sob guarda e expostas no Acervo do Museu Paulista da USP.
O quadro reproduz a invasão do fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o "descobridor" pela história oficial, na costa de Porto quando-era-seguro, na Bahia-quando-era-de-todos-os-Índios. Foi a pintura de estreia de Oscar Pereira da Silva no gênero nacionalista, em 1900.
A obra foi vendida ao governo paulista, que a partir de então passou a encomendar ao artista pinturas históricas, com o propósito de construir, digamos, uma narrativa crônica e memoranda da nação. São Paulo, governado pelo Partido Republicano Paulista, a primeira legenda com os ideais republicanos, pretendia claramente se destacar como estado que então liderava a jovem República brasileira.
O título da postagem é a sigla do que Chico Anysio traduziu, com a perspicácia e o humor inteligente que nos fazem uma falta danada, em um dos seus primeiros stand-ups, em 1974, como:
Bravos
Rapazes
Americanos
Silenciosamente
Irão
Levando.

Nenhum comentário: