segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

DocTV ibero-americano


Representantes da Secretaria Executiva da Cinematografia Ibero-americana (SECI) e das TVs Públicas dos 15 países integrantes do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Ibero-americano – DocTV IB estão reunidos em Brasília, de hoje a 25 de janeiro. Participam de uma oficina de planejamento realizada na Academia de Tênis Resort. O encontro, coordenado pelo secretário do Audiovisual do MinC, Orlando Senna, tem como objetivo preparar a realização dos 15 concursos nacionais DocTV IB, cujos lançamentos estão previstos para o dia 1° de março, simultaneamente nos países participantes. O Programa premiará os melhores projetos de documentário com contratos de co-produção no valor de US$ 100 mil.

Realizado em parceria com a Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas de Ibero-américa (CAACI), sob coordenação executiva da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, o DocTV IB conta com a participação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai Venezuela. Os documentários da carteira DocTV IB estrearão num circuito ibero-americano de teledifusão composto por emissoras públicas.

O DocTV IB é um desdobramento do Programa DocTV brasileiro, que inaugura sua terceira edição por meio de parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, TV Cultura e ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), e caminha rumo à concretização de seus grandes objetivos: o estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os povos ibero-americanos, a implantação de políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da região, e a difusão da produção cultural dos povos ibero-americanos no mercado mundial.

Nenhum comentário: