terça-feira, 17 de janeiro de 2006

BerlinBall

A diretora Anna Azevedo e o fotógrafo Walter Carvalho durante as filmagens de "BerlinBall"

"BerlinBall", da cineasta carioca Anna Azevedo, é o primeiro filme brasileiro a participar da mostra competitiva para novos diretores Berlin Today Award, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, 56ª. Berlinale, de 9 de 19 de fevereiro, na Alemanha.

Trata-se de um documentário de curta-metragem que mergulha no universo onírico dos meninos de Campina Grande (PB), que sonham em jogar futebol em Berlim, seguindo os passos do ídolo da cidade, o centro-avante Marcelinho Paraíba, estrela do Hertha BSB Berlim e eleito o melhor jogador da temporada 2005 do campeonato alemão.

"BerlinBall" foi filmado em Campina Grande e em Berlim e a fotografia é assinada por Walter Carvalho. A edição e a finalização foram feitas na capital alemã. A trilha sonora é das brasileiras radicadas em Berlim Marie Leão, Renata Erri e Neide Alves, as Goal Vibes. E ainda tem faixa de Herbert Lucena, de Recife.

A estréia mundial do filme será dia 11 de fevereiro, às 17 horas (horário local), na Hauss der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo), sede do Talent Campus da Berlinale.

"BerlinBall" compete com outros dois filmes: a animação "If you need me", de Darija Adovska (Macedônia) e Mladen Djukic (Bósnia Herzegovinia) e "Under these wings", de Harrie Verbeek, da Holanda.

Os filmes em competição têm, obrigatoriamente, que se inspirar em Berlim. Apenas diretores que participam do Talent Campus podem submeter roteiros. Este ano, o BTA recebeu 180 roteiros de 41 países. A primeira seleção levou 10 diretores para um workshop de produção e roteiro, em Berlim, ao fim do qual apenas 3 projetos foram selecionados e produzidos com recursos da indústria cinematográfica berlinense.

Nenhum comentário: