domingo, 24 de dezembro de 2023

e o que você fez?



Em 1971 John Lennon lançou Happy Xmas (War is over) como single do grupo conceitual de rock e de avant-garde formado por ele e Yoko Ono, em 1969, antes da dissolução dos Beatles.
Com a participação do coral de crianças do Harlem, é uma canção de protesto contra a guerra do Vietnã, e usa o Natal como uma representação de final de ano, quando todos se mostram alegres e cordatos (o tal "espírito natalino"!), mas fica a pergunta que não quer calar em um dos versos, "and what have you done?".
Formata-se o aspecto comercial, molda-se um adestramento religioso, mas não a essência da mensagem de resistência pacífica daquele Cristianismo com o qual John, mesmo sendo ateu, se identificava.
O sucesso da música, juntamente com Give peace a chance (1969), fez com que Richard Nixon articulasse com o senador Strom Thurmond a deportação de Lennon. O presidente republicano considerava que as manifestações antiguerra do ativista poderiam lhe custar a reeleição, e o banimento seria uma contramedida estratégica. O Serviço de Imigração entrou com o processo, alegando porte de maconha de Lennon três anos antes, em Londres, o que o tornava “persona non grata” nos Estados Unidos. A insustentável argumentação se estendeu em audiências até 1975, quando o tribunal barrou o caso, um ano depois de Nixon renunciar ao cargo com o escândalo Watergate.
Em 1995 Simone gravou o CD 25 de dezembro, doze faixas com temas natalinos. É um disco com clássicos como White Christmas, de Irvin Berlin, e Silent Nights, de F. Gruber, respectivamente Natal branco e Noite feliz, além de Jesus Cristo, de Roberto e Erasmo Carlos, e Boas Festas, do grande Assis Valente. O título do álbum, além de reverenciar o homenageado que nasceu há mais de dois mil anos, a cada dezembro é um presente da cantora para ela mesma: amanhã completará 74 anos.
E o que ficaria mesmo marcada desse repertório é a indefectível versão de Happy xamas/Was is over, por Cláudio Rabello, rebatizada com o primeiro verso do original, Então é Natal, trilha sonora ad nauseam de supermercados e shoppings com presépios piscando lampadinhas LED.

Nenhum comentário: