Com mais de 100 discos gravados, John Lee Hooker foi o responsável
por unir, no começos dos anos 60, o blues primitivo do Delta de Mississippi com a música folk
norte-americana, caracterizada por cantores brancos. O próprio Bob Dylan
se popularizou nesse momento, com seu estilo casual, falado, e os
riscados de sua gaita.
Hooker se foi há 14 anos, aos 83. Viveu
mais do que seus amigos bluesmen que também trouxeram a música e
história da zona sul rural dos Estados Unidos, das fazendas de algodão, como Muddy Waters, Howlin' Wolf, Elmore James, Lightnin' Hopkins.
Vibrei quando ele fez duas pequenas participações no cinema, brilhando
com seu carisma em Os irmãos cara-de-pau (The Blues Brothers), de John
Landis, e A cor púrpura (The color purple), de Steven Spelbierg,
respectivamente de 1980 e 1985.
Aliás, foi nessa década que "redescobriram" Hooker. Em 1989 ele gravou o ótimo álbum The Healer, com participações cheias de reverências de Keith Richards, Carlos Santana, Los Lobos, Robert Cray e outros roqueiros que confessaram a influência em suas guitarras.
Hooker morreu enquanto dormia, no silêncio, no lamento de um blues.
Aliás, foi nessa década que "redescobriram" Hooker. Em 1989 ele gravou o ótimo álbum The Healer, com participações cheias de reverências de Keith Richards, Carlos Santana, Los Lobos, Robert Cray e outros roqueiros que confessaram a influência em suas guitarras.
Hooker morreu enquanto dormia, no silêncio, no lamento de um blues.
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