Em 1995 a cantora Simone gravou o CD 25 de dezembro com doze faixas com temas natalinos. É um disco cheio de versões de clássicos como de Irving Berlin, White Christmas e Silent Nights de F. Gruber, respectivamente Natal branco e Noite feliz, além de Jesus Cristo, de Roberto e Erasmo Carlos, e Boas Festas, do grande Assis Valente.
Mas o que ficaria mesmo marcada é a indefectível versão de Happy xamas/Was is over, de John Lennon e Yoko Ono, cometida por Cláudio Rabello, por aqui intitulada Então é Natal, trilha sonora de shoppings e supermercados nesta época de Menino Jesus e presépios piscando lampadinhas led.
São 23 anos ad nauseam.
O disco vendeu mais de um milhão de cópias, chegou ao mp3 e todas as plataformas digitais.
A música do ex-Beatle é sobre a guerra do Vietnã, e usa o Natal como uma representação de final de ano, quando todos se mostram alegres e cordatos (o tal "espírito natalino"!), mas, na verdade, fica a pergunta que não quer calar em um dos versos, "and what have you done?".
Pensa-se no aspecto comercial, molda-se um adestramento religioso, mas não a essência da mensagem de resistência pacífica daquele Cristianismo com o qual John, mesmo sendo ateu, se identificava.
O título do disco de Simone, além de referenciar o homenageado que nasceu há mais de dois mil anos, a cada dezembro é um presente da cantora para ela mesma: amanhã completa 69 anos.
(O audio original é de "A felicidade não se compra / It's a Wonderful Life", de Frank Capra, 1946, um dos clássicos filmes natalinos hollywoodianos.
Na cena, a personagem de Dona Reed, depois de uma discussão com o namorado interpretado por James Stewart, quebra o disco que havia colocado para recebê-lo naquela noite.
Há vários natais que o recorte da cena virou meme nas redes sociais.
Acima, uma cópia remasterizada e colorizada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário