quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

o cowboy e o samurai


Fotos: Tonino Delli Colli e Kazuo Miyagawa

Por um punhado de dólares (Per um pugno di dollari), de Sergio Leone, 1964, foi inspirado em Yojimbo (Yojimbo), de Akira Kurosawa, 1961. O enredo do épico japonês, ambientado em 1860, é transportado para uma árida cidade mexicana fronteira com os Estados Unidos, onde duas gangues vivem em constante conflito.
Em Kurosawa, um ronin, guerreiro samurai do Japão feudal que se caracterizava por não seguir nenhum mestre, chega ao local para eliminar os grupos, ora associando-se a um, ora manipulando o outro. Ardiloso, aproveita-se do despreparo estratégico dos rivais.
Em Leone, um pistoleiro sem nome aparece na cidade e se envolve com as gangues contrabandistas, uma de bebidas e outra de armas, e conhecendo os planos de cada um, articula para dizimá-los e apaziguar a cidade.
Astucioso, o cowboy ganha de ambos um punhado de dólares, assim como o guerreiro japonês amealha de todos um punhado de kobans, moeda ovalada em ouro.
No delineamento dos heróis anônimos e solitários, as atuações protagonistas de Toshiro Mifune e Clint Eastwood moldaram o perfil de samurai no cinema e o de forasteiro carismático pós-John Wayne.
Por um punhado de dólares foi seminal para recriar o conceito e estrutura de ação do bang bang, e consagrou o que se denominou western spaghetti, renovando o gênero com um relato despojado, em paralelo ao cinema operístico de John Ford e seus cowboys emoldurados no Monument Vallery.
Três outros filmes do cineasta italiano se destacam pela narrativa sensorial, Três homens em conflito, 1966, Era uma vez no Oeste, 1969, e Era uma vez na América, 1984.
Hoje, 94 anos de seu nascimento. Falecido em 1989, não teve tempo para realizar o que seria mais uma grande obra, Era uma vez na Rússia, sobre a Revolução Bolchevique.

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