Fotos: Tonino Delli Colli e Kazuo Miyagawa
Por um punhado de dólares (Per um pugno di dollari), de Sergio Leone, 1964, foi inspirado em Yojimbo (Yojimbo), de Akira Kurosawa, 1961. O enredo do épico japonês, ambientado em 1860, é transportado para uma árida cidade mexicana fronteira com os Estados Unidos, onde duas gangues vivem em constante conflito.
Em Leone, um pistoleiro sem nome aparece na cidade e se envolve com as gangues contrabandistas, uma de bebidas e outra de armas, e conhecendo os planos de cada um, articula para dizimá-los e apaziguar a cidade.
Astucioso, o cowboy ganha de ambos um punhado de dólares, assim como o guerreiro japonês amealha de todos um punhado de kobans, moeda ovalada em ouro.
No delineamento dos heróis anônimos e solitários, as atuações protagonistas de Toshiro Mifune e Clint Eastwood moldaram o perfil de samurai no cinema e o de forasteiro carismático pós-John Wayne.
Por um punhado de dólares foi seminal para recriar o conceito e estrutura de ação do bang bang, e consagrou o que se denominou western spaghetti, renovando o gênero com um relato despojado, em paralelo ao cinema operístico de John Ford e seus cowboys emoldurados no Monument Vallery.
Três outros filmes do cineasta italiano se destacam pela narrativa sensorial, Três homens em conflito, 1966, Era uma vez no Oeste, 1969, e Era uma vez na América, 1984.
Hoje, 94 anos de seu nascimento. Falecido em 1989, não teve tempo para realizar o que seria mais uma grande obra, Era uma vez na Rússia, sobre a Revolução Bolchevique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário