sexta-feira, 22 de março de 2019

musa dos meus olhos



“Artistas reunidos por esses laços do destino que não compreendemos muito bem, mas que deixam sempre o rastro de uma misteriosa conspiração a favor da beleza.”
Trecho do texto O Pessoal do Ceará e a Minha Praia Lírica, da cantora e compositora Mona Gadelha, sobre o disco Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem, inserido no livro 1973 – O Ano Que Reinventou a MPB, 2013, organizado pelo jornalista Célio Albuquerque.
Gravado pela então Continental, o LP reúne composições de Ednardo, Ricardo Bezerra, Fagner, Rodger Rogério, Dedé Evangelista, Tânia Araújo, Augusto Pontes, e a clássica Dono dos seus olhos, de Humberto Teixeira, inserida como canção referencial.
Interpretada por Téti, a beleza da voz e da doçura que a letra expressa, fizeram da composição uma faixa organicamente própria da natureza e proposta conceitual do disco, do que veio a se chamar Pessoal do Ceará.
A história de Téti na música cearense é de uma importância que merece todas as atenções e aplausos. Tanto pela grande cantora que ela é quanto pela presença afetiva em fatos, episódios e períodos significativos que construíram nossa música, como o participação no evento e disco Massafeira Livre, em 1979.
A lindíssima canção Barco de cristal, com dolência de fado, de Rodger Rogério, Clodo e Fausto Nilo, tem uma história interessante de composição: no começo dos anos 70, numa noite fria na cidade de São Paulo, no apartamento onde os dois primeiros moravam, os autores entraram pela madrugada entre acordes e doses de vinho colocando a melodia na letra de Fausto, que chegara encantado e inspirado com o filme Amarcord, de Fellini. Na manhã seguinte, não lembraram de absolutamente nada do que criaram. Teti lembrava de tudo, e cantou pra eles. Em 1979, em seu primeiro disco solo, Equatorial, a cantora gravou a canção com sua voz de cristal.
Hoje Teti apresenta-se no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com o show Reinvenção. Meu coração lhe abraça, Teti, minha musa primeira das canções cearenses.

Nenhum comentário: