sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Fernando Albagli, crítico

Eu soube agora pelo blog do Carlão Reinchebach, www.redutodocomodoro.zip.net/, da morte do crítico e jornalista Fernando Albagli, aos 65 anos, de câncer, no dia 14 deste mês. Fora as páginas virtuais dedicadas a cinema, não lembro de nenhum jornal noticiar o fato. Talvez alguma imperceptível notinha de rodapé...

Albagli foi o criador da Cinemin, uma excelente publicação dedicada à crítica e pesquisa, como pouquíssimas no Brasil. A revista, que me orgulho de ter todas as edições, durou de 1981 a 1992, editada a duras penas, pela Editora Brasil-América, a EBAL.

Crítico cinematográfico desde a década de 70, Fernando era um pesquisador 24 horas por dia. Membro do antigo do Centro de Pesquisadores Brasileiros – CPCB, atualmente fazia parte do corpo editorial do site www.criticos.com.br.

Foi autor do livro “Tudo sobre o Oscar”, que teve uma primeira edição em 1988, e há três anos, uma segunda, ampliada e ilustrada. Uma publicação indispensável sobre as indicações e premiações da mais famosa estatueta do cinema industrial.

“A linguagem secreta do cinema”, do roteirista francês Jean-Claude Carrière, que a Nova Fronteira lançou em 1994, tem tradução de Albagli.

E nosso crítico foi um bom poeta. O livro “O cavalo do mocinho”, de 2004, da Editora ZIT, demonstra sua versatilidade com as palavras.

Nenhum comentário: