
Dividido em seis partes, um documentário sobre o diretor de teatro Antunes Filho será exibido pelo canal SescTV, a partir de amanhã, sexta-feira, 1º de setembro, às 22h. Os outros cinco programas da série serão mostrados na próxima semana, de segunda à sexta, no mesmo horário.
Dirigido pelo cineasta Amilcar Claro, o documentário apresenta Antunes Filho como um dos ícones do teatro brasileiro, que que participou ativamente do movimento de renovação cênica engendrado nos anos 60 e fins de 70.
O programa de estréia chama-se "As origens de um artista" e mostra desde o nascimento de Antunes no bairro do Bixiga, em São Paulo, até o início da carreira profissional e seus primeiros sucessos no teatro, registrados ainda nos anos 50.
"60, a década das transgressões", a ser exibido na segunda, dia 4, relata a época em que ele retorna de sua primeira viagem à Europa, onde conheceu o teatro de Bertolt Brecht (1898-1956) e começa a contestar o realismo que imperava no teatro brasileiro.
Nas fotos acima, "Viva Olegário", uma encenação de Antunes Filho feita para a televisão. A peça integrou o programa Teatro 2 da Cultura em 1977, com Sérgio Mamberti no papel central.
Um comentário:
Nirton, legal, obrigado por divulgar.
Se quiser os resumos dos demais capítulos (os que serão exibidos na próxima semana), envio a você.
Grande abraço,
Amilcar
Postar um comentário