domingo, 9 de abril de 2006

viagem à Vila Bela


O vídeo documentário que representa o Estado de Mato Grosso no DocTV II "Vila Bela Terra de Colores", dirigido por Bárbara Fontes, será exibido hoje, às 23h, pela Rede Pública de Televisão. Resgata fatos históricos e culturais da primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade - situada no extremo-oeste, no Vale do Guaporé, fazendo divisa com a Bolívia. As histórias são narradas por quatro moradores da cidade: Zeferino, Nemézia, Bia e Acildo, iniciando com a fundação da cidade no século XVIII com a chegada dos negros, o surgimento da heroína Teresa de Benguela, a visita da Expedição Langsdorff, chegando até os dias de hoje, com Festa do Congo, a Dança do Chorado, o Kanijijn, entre outros.

Vila Bela surgiu devido a uma estratégia militar da Coroa Portuguesa para conquistar o território pertencente a Espanha. Planejada em Portugal, é tida como a Brasília do século XVIII e foi construída com toda grandiosidade da aristocracia portuguesa, na intenção de reproduzir o luxo e suntuosidade de suas cidades. Vila Bela é um lugar único! Está situada entre 3 ecossistemas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, revelando um curioso contraste: no meio da mata, uma cidade com ruas planas e largas, casarões imponentes, casa de ópera e uma igreja matriz gigantesca, a mais famosa ruína de Vila Bela.

Até sua história escravocrata é diferente: ao mesmo tempo que havia escravos provenientes de várias regiões do Brasil e da África, que sofriam as piores humilhações - o que fez surgir o Quilombo do Quariterê/Piolho, liderado por Teresa de Benguela -, havia os negros "com habilidades especiais" que não podiam sofrer nenhum tipo de castigo e tinham um tratamento especial na sociedade .

Afastado o perigo da invasão da Coroa Espanhola, Vila Bela já não despertava tanto interesse do governo e com a pressão exercida pela elite cuiabana, Vila Bela deixa de ser a capital de Mato Grosso e inicia seu longo período de ostracismo. Os moradores mais abastados da cidade, mudam-se para Cuiabá e abandonam seus escravos, 50 anos antes da Abolição da Escravatura. Até hoje a população da cidade é predominantemente negra. O documentário foi filmado em Vila Bela da Santíssima Trindade durante uma semana.

É um convite ao telespectador para uma viagem à História do Brasil- iniciando nos tempos da Colônia, passando por belas imagens de uma flora e fauna exuberante, chegando aos dias de hoje ao som do que há de melhor da música brasileira.

Um comentário:

maísa disse...

Eu li que você não gostou da carinha nova do blog, Nirton. Tudo bem que é meio pálida, mas pelo menos está diferente :)
Pretendo mexer um pouco mais e colocar um pouco de cor em lugar do que está lá. Na verdade, pretendo mesmo é escrever lá :) Ah, e onde andará Prussion, o ET sentimental? Cada uma, né!