sexta-feira, 28 de abril de 2006

o som do silêncio

"Cinco naipes", de Fabiano de Sousa. Foto produtora Clube do Silêncio

Olhem só, meus caros meia dúzia de leitores, que idéia interessante: na próxima quarta, dia 3, Brasília terá a oportunidade de assistir à projeção dos curtas-metragens da produtora de cinema Clube Silêncio com áudio descritivo para deficientes visuais. Assim como na sessão realizada em Porto Alegre, em dezembro do ano passado, serão exibidos os filmes "Cinco naipes", de Fabiano de Souza, "Início do fim", de Gustavo Spolidoro, e "Messalina", de Cristiane Oliveira.

Com exibição aberta ao público, na sala de cinema da Aliança Francesa, após a sessão haverá debate com Cristiane Oliveira (cineasta gaúcha, e não a atriz!) e um representante da Associação Brasiliense dos Deficientes Visuais.

A idéia surgiu durante a produção de "Messalina", um dos curtas de estréia da produtora gaúcha Clube Silêncio. O filme tem como personagem principal uma jovem cega e para a realização desse trabalho foi fundamental o apoio de deficientes visuais durante a fase de pesquisa e pré-produção do curta. Essas pessoas demonstravam grande interesse em assistir a produção quando finalizada, porém, isso necessitaria de uma adaptação para que eles compreendessem o conteúdo visual ao qual não teriam acesso.

A partir daí, o projeto cresceu: foi produzida uma áudio descrição das cenas desses três filmes da Clube Silêncio, em parceria com Kiko Ferraz Studios (gravação) e com Di Silver (consultoria de áudio descrição). Prática comum em alguns países da Europa, a exibição de filmes com narração para deficientes visuais em sala de cinema é uma iniciativa pioneira no Brasil.

Neste caso específico, o áudio é escutado por todos os presentes na sala, pois está gravado no dvd. Em outros casos ele pode ser em um canal separado e os deficientes escutam em um fone. Outra possibilidade seria uma tradução simultânea, também via fone.

Parabéns aos idealizadores!

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Nirton,
Gostei de ver o seu blog.
Tá em Brasília?
Abs,
Cunha

Iris de Oliveira disse...

Oi!
Assisti Cinco naipes aqui em salvador já faz um tempo. Achei a proposta boa, fotografia merece detaque, é um filme que traz planos muito bonitos. Achei o roteiro problemático.
Bjus
Iris