Ao longo de seus pouco mais de 100 anos de existência, o cinema tem sido muitas vezes encarado como um aparato ligado à idéia de memória, de fixação de determinados caracteres da realidade em detrimento do esquecimento. Paradoxalmente, a indústria cinematográfica - responsável pela transformação desse mesmo aparato num complexo sistema que entrelaça arte e mercado - tende a negligenciar a conservação de seus produtos para além do tempo em que sua exploração comercial mais imediata é possível.
Alinhados com a idéia de preservação do legado cinematográfico, os arquivos de filmes assumiram atividades que por vezes garantiram não apenas a sobrevivência de algumas obras, como também sua "ressurreição". Entre os dias 20 e 30 deste mês, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, receberá representantes de arquivos de filmes de todo o mundo, ao sediar o 62º Congresso da Federação Internacional de Arquivos de Filmes - FIAF, e é nesse contexto que poderemos ter acesso a algumas dessas obras que foram consideradas perdidas, mas que puderam ser trazidas novamente a público através de atividades de prospecção e, em alguns casos, de restauração.
"Lost and Found, Perdidos e Achados" é o título da mostra, que traz 35 filmes, entre longas, curtas e fragmentos. Será a chance de conferir a única parceria entre as grandes estrelas do cinema mudo: Gloria Swanson e Rodolfo Valentino, no filme "Esposa e mártir" (Beyond the rocks), 1922, de Sam Wood, considerado perdido por 75 anos, reencontrado em 2004 e restaurado pelo Amsterdan Filmmuseum; ou de assistir a um fragmento do misteriosamente desaparecido "O mercador de Veneza"(The merchant of Venice), 1969, de Orson Welles, juntamente com trechos do próprio Welles atuando no papel do protagonista Shylock, em materiais oriundos do Filmmuseum im Münchner Stadtmuseum; ou ainda presenciar a estréia de John Wayne como protagonista, sob a direção de Raoul Walsh, no grandioso faroeste "A grande jornada"(The big trail), filme minuciosamente restaurado no Department of Film and Media do MoMA, de Nova York.
Da Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro vêm raros documentos que apresentam várias cidades do Brasil nos anos 20 e 30, como "Voyage de nos souverains au Brésil", filme de 1920 que retrata a visita dos soberanos belgas ao Brasil, com passagens por Rio, São Paulo e Minas. Do grande realizador cubano Tomás Gutiérrez Alea, será exibido "Historia de la revolución", de 1960, reconstituição sóbria da epopéia cubana em três episódios, restaurado no Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos - ICAIC.
Entre muitas outras raridades, serão apresentados alguns títulos de grandes mestres da cinematografia mundial, como Fritz Lang e John Ford, encontrados no acervo da Cinemateca Brasileira, após terem sido considerados desaparecidos.
A programação completa está na página www.cinemateca.com.br
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