O documentário "Nenê Macaggi - Roraima entrelinhas", de Elena Fioretti, será exibido amanhã pela Rede Pública de Televisão, às 23h, dentro da programação DocTv II. O trabalho aborda as relações entre os pecuaristas, garimpeiros e indígenas, por meio da obra de Nenê Macaggi (1913 - 2003), escritora, jornalista e ativista na defesa dos direitos indígenas.
A TV Universitária de Roraima e a Associação Brasileira de Documentaristas realizaram no dia 24 de abril um evento de pré-estréia do documentário em Boa Vista. Na ocasião, foram feitas duas homenagens à escritora, com seu nome dado ao Palácio da Cultura e a instituição do dia 24 de abril como “dia do escritor roraimense”. A data corresponde a do seu nascimento. Nenê, que se chamava Maria, na verdade nasceu no Paraná e aportou por terras amazônicas no início dos anos 40, enviada pelo então presidente Getúlio Vargas, para fazer um trabalho jornalístico descrevendo a situação dos territórios da região.
A diretora mostra por meio desse documentário as relações atemporais entre índios e não índios, deixando a poeira do tempo de lado e expurgando as histórias que envolviam e envolvem as diferentes culturas existentes no então Rio Branco, hoje Roraima. Elena, de forma criativa, utiliza os dois romances mais famosos da escritora, "Exaltação ao verde" e "Mulher do garimpo", que muitos afirmam ser a própria história da romancista. As imagens colhidas são verdadeiros documentos que preservarão a memória de locais hoje demarcados como áreas indígenas, ou então de antigos garimpos.
Nas entrelinhas dos textos de Nenê conhecemos verdadeiramente a história de Roraima e de uma mulher que mostrou estar muito além do seu tempo. E o documentário passa isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário