segunda-feira, 17 de abril de 2006

Femina


O filme bósnio "Grbavica", de Jasmila Zbanic, vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim deste ano, abrirá, como convidado, a terceira edição do Festival Internacional de Cinema Feminino, o Femina, que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, de 2 a 7 de maio próximo.

A história se passa no bairro que dá título ao filme, e conta o sofrimento de uma mãe confrontada com os demônios de seu passado em Sarajevo, depois da guerra, e por extensão os horrores sofridos por milhares de mulheres estupradas durante o conflito dos Bálcãs.

O Femina é constituído de sessões em cinema e vídeo de filmes dirigidos por mulheres e debates, e acontece anualmente desde 2004. É o primeiro evento do gênero no Brasil e na América Latina, o que o faz ocupar um lugar de destaque no cenário cinematográfico mundial. Além de expor, principalmente, o trabalho das diretoras brasileiras, aumentando sua visibilidade e abrindo espaço para o cinema brasileiro feminino no exterior, traz para o Brasil a produção estrangeira, bem como convidados internacionais.

Toda a programação, com a lista dos filmes em competição, mostras, e convidados, está na página:

Nenhum comentário: