quinta-feira, 6 de abril de 2006

homemagem a Satyajit Ray

foto Curtis Luciani

Na programação do 22º Festival Internacional de Cinema de Setúbal, em Portugal, conhecido também como Festroia, que se realiza de 2 a 11 de Junho, destaca-se uma retrospectiva em homenagem ao cineasta indiano Satyajit Ray, falecido em 1992, aos 71 anos, considerado como o criador do moderno cinema do seu país.

Construindo a sua originalidade à margem dos grandes centros de produção cinematográfica da Índia, Satyajit afirmou muito cedo uma personalidade própria e tornou-se mundialmente admirado, sendo o mais premiado realizador indiano.

Pouco conhecido no Brasil, Satyajit Ray ainda hoje é alvo de incondicional admiração pelo resto do mundo, e justifica-se a homenagem que o Festroia decidiu prestar-lhe, precisamente quando se assinala o cinquentenário de "Canção da estrada" (Pather panchali), seu primeiro filme e uma das obras mais famosas que realizou. Para participar dessa homenagem, estará no Festival o filho de Satyajit, Sandip Ray, também cineasta, que receberá um prêmio de consagração dedicado ao conjunto da obra de seu pai, e aproveitará a ocasião para apresentar o seu novo filme, "Nishijapon".

O cineasta japonês Akira Kurosawa dizia que "não ter visto os filmes de Ray, é ter vivido no mundo sem ver nunca a lua e o sol".

Nenhum comentário: