domingo, 4 de dezembro de 2005

laboratório de roteiro



Estão abertas até 16 de dezembro as inscrições para o Laboratório SESC Rio de Roteiros Para Cinema, que será realizado no SESC de Nogueira, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, de 14 a 18 de março de 2006. Para se inscrever o candidato deve acessar o site www.sescrio.org.br Os nomes dos roteiros e autores selecionados serão divulgados no dia 17 de janeiro de 2006.

Serão escolhidos 10 roteiros brasileiros de longa-metragem de ficção, a partir da avaliação feita por uma comissão formada por profissionais da área. Essa nova série dá continuidade ao projeto que começou com a realização, em 2004, do Laboratório SESC Rio de Roteiros Infantis. Originalmente realizados no Brasil, com a parceria do Sundance Institute, os laboratórios continuam sendo organizados por Carla Esmeralda, que também estava à frente das seis edições brasileiras do Laboratório Sundance de Roteiros.

O próximo Laboratório iniciará suas atividades com a seleção dos 10 roteiros, que serão direcionados para os consultores de acordo com as temáticas. Cada selecionado receberá cinco consultorias especializadas de roteiristas brasileiros e internacionais. Outra preocupação é de que cada roteiro seja tratado de forma diferenciada para que, ao final do processo, os autores tenham explorado diferentes possibilidades de estruturação de seus textos. A comissão de seleção escolherá os roteiros que deverão ter o melhor aproveitamento nos Laboratórios. Entre os aspectos destacados estão força criativa e o desenvolvimento das histórias contadas.

Os Laboratórios Sundance de Roteiros revelaram roteiristas que nunca haviam escrito para o cinema e colaboraram para que experientes profissionais de nosso mercado pudessem discutir seus roteiros com outros profissionais especializados na arte do cinema escrito. Os laboratórios criam um ambiente de discussão criativa em torno dos projetos para que os autores possam experimentar novas possibilidades e novos caminhos para seus roteiros. 170 roteiristas já participaram de edições anteriores dos laboratórios. O SESC-Rio estimula essa comunidade de roteiristas que quer continuar a discussão sobre os seus trabalhos com profissionais especializados, promovendo não só uma troca de experiências, mas também formando amizades.

Nenhum comentário: