segunda-feira, 26 de junho de 2023

o último take


No vídeo acima, início da entrevista com o compositor e cantor Chico Pio que realizei em 2021, guardada para o documentário a ser produzido, Massafeira – Lado A Lado B, segundo da trilogia sobre a música cearense, iniciada com Pessoal do Ceará – Lado A Lado B, que será lançado no final do segundo semestre.
Locação: Theatro José de Alencar, Fortaleza. “O inoxidável", como carinhosamente era chamado, participou do Massafeira Livre em 1979, e gravou no álbum duplo coletivo Massafeira, de 1980, O que foi que você viu?, parceria sua com Stelio Valle e Nertan Moreno.
Durante uma hora de conversa, Chico Pio foi às mesas do Bar do Anísio, que frequentou no começo dos anos 70, "eu tinha uns 19 anos, pra disfarçar a timidez eu fingia que estava bêbado”, lembra, como aproveitando para revelar um segredo. E foi lá que, entre goles de cachaça e tira-gosto com biquaras assadas, que ele compôs com Alano Freitas e Stelio Valle, Sorvete, gravada por este em seu disco Brilho, de 1980.
Perguntei sobre o que foi o Massafeira Livre, como evento e disco naquela virada de década. “Não gosto dessa coisa de que foi um movimento, movimento é das ondas do mar, dos astros”, poetizou de revés, bem típico dele às gargalhadas em rodas de conversa. E antes que eu insistisse o que foi, afinal, adiantou que “Ali foi o encontro de uma geração. Existe, sim, uma geração Massafeira. E faço parte dela, com muito orgulho.”
Se o disco não teve a distribuição e divulgação merecidas e aqueles talentosos cantores e compositores não despontaram nacionalmente, veremos no documentário sua explicação de uma sinceridade surpreendentemente inoxidável.
Chico Pio partiu hoje para outras feiras, aos 70 anos.
“Só tenho boas lembranças do Massafeira, pois foi lá que tive oportunidade de mostrar minha música, meu trabalho de melodista”, disse em um momento da entrevista, depois de uns segundos em silêncio, abraçando o violão, olhando para mim como mirando do telão a plateia no cinema - só com boas lembranças suas.
Making of: Rubens Venancio

Nenhum comentário: