sábado, 31 de outubro de 2020
o ator e a rosa
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
o poeta que ouvia livros
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
da cor do sonho
Em 1980 a cantora, compositora e jornalista Mona Gadelha lançou o livro Contagem Depressiva, feito artesanalmente, na raça, ilustrações de Mino, com impressão gráfica rústica, rascante feito um rock, e uma tiragem limitada como uma estrela que risca o céu e temos que fazer um pedido. Na capa, uma foto sua, a menininha Simone Mary Alexandre Gadelha.
terça-feira, 27 de outubro de 2020
a palavra precisa
Em um trecho da entrevista ao jornalista Joel Silveira, na Livraria José Olympio, no Rio de Janeiro, em 1948, Graciliano Ramos disse, sobre o ofício de escrever, que "a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para dizer".
canto buliçoso
Por volta de 1969, Belchior iniciou a composição Aguapé. A inspiração foi o poema A cruz na estrada, de Castro Alves, escrito por sua passagem em Recife, em 1865, e publicado em seu terceiro livro, Os escravos, 1883.
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
há dias que a vida é esperança
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
um cineasta apaixonado
Em 25 anos ininterruptos de trabalho, François Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo de maneira inteligente conciliar um grande sucesso de público e de crítica.
terça-feira, 20 de outubro de 2020
o poeta
a mais completa tradução
foto Arquivo Prefeitura de Monteiro, PB
"Ser poeta é tirar de onde não tem e colocar onde não cabe."
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
imortal, posto que é chama
"Foi sacanagem a forma que me expulsaram do Itamaraty!", desabafou o poeta Vinicius de Moraes, lá pelos anos 70, a respeito de sua saída compulsória, definitiva e sumária dos quadros do Ministério das Relações Exteriores na época da ditadura.
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
além do nacionalismo
Em julho de 2014, quando se comemorava 150 anos de nascimento do compositor, pianista, organista e regente cearense Alberto Nepomuceno, o crítico musical João Marcos Coelho, em um artigo para o jornal O Estado de São Paulo, descreveu-o como o mais consistente símbolo de virada de concepção sobre a música brasileira do século 19. Longe de ser um imitador ou divulgador da música europeia, o compositor soube com sua grandiosidade empregar a síntese de influência e ecletismo em suas criações. Maxixe, lundu, polcas, estão presentes na música de Nepomuceno, assim como habanera, tango e polcas, Wagner e Brahms.
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
o educador
Nos muros do país um trecho de Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, página 61, última obra do patrono da Educação brasileira, lançada pela Editora Paz e Terra, 1996.
outros tempos, outro nível
O Brasil já teve um ministro da Cultura que foi filólogo, escritor, crítico literário, ensaísta, tradutor, diplomata, lexicógrafo, enciclopedista: Antônio Houaiss. Sua gestão, de 1992 a 1993, durante o governo Itamar Franco, teve apoio de artistas e intelectuais de todo o país.
terça-feira, 13 de outubro de 2020
Bandeira do Brasil
domingo, 11 de outubro de 2020
bença, mãe
Em meados dos anos 70 Tom Zé foi à grande rodoviária da capital paulista entrevistar nordestinos que aparecessem diante seus olhos. O cantor e compositor baiano queria colher material genuíno de sentimentos para o programa que o jornalista Fernando Faro apresentava na TV Cultura, MPB Especial – criado em 1969 como Ensaio, voltou ao nome de origem a partir de 1990.