quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

a história de Jesus

foto Pupi Avati
“E não sei bem se por ironia ou se por amor / resolveu me chamar com o nome do Nosso Senhor... Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz / me conhecem só pelo meu nome de menino Jesus...”

- Chico Buarque em Minha história, gravada no disco Construção, 1971, versão de Gesù bambino, de Lucio Dalla, classificada em 3° lugar no Festival de San Remo daquele ano.
Mesmo com o prêmio, ou também por isso, o autor foi censurado. A Itália vivia um tempo de turbulência sócio-política desde o começo dos anos 60, indo até final da década de 80, período que ficou conhecido como Anni di Piombo (Anos de Chumbo).
O cantor foi acusado de desrespeitoso por tratar de um tema que fala de uma mãe solteira e tem um filhinho a quem se chamava Jesus. Foi obrigado a mudar o título. Dalla colocou a data de seu nascimento, 4/3/1943. Mais direto, impossível.
No Brasil, a versão literal de Chico Buarque passou despercebida dos censores de plantão da ditadura Médici. Os néscios controladores desconheciam o que aconteceu com a canção italiana.

Nenhum comentário: