segunda-feira, 3 de setembro de 2018

o quadro que dói mais

"Esta dor na alma brasileira, esta tragédia nacional irreparável era anunciada.
É preciso que se diga. Do descaso, do desgoverno. Há responsáveis e culpados sim. Temos, entre nós, cúmplices sim. Dentre tantas maldades e aberrações, os crápulas que assaltaram o poder, à revelia do voto popular, à custa da nossa democracia, cortaram verbas, sucatearam ferozmente, sistematicamente e intencionalmente as nossas cultura e ciência. Eles detestam artistas e cientistas. Censuraram exposições de arte, perseguiram artistas, desmereceram a pesquisa científica. São estúpidos poderosos, são ricos ignorantes. Eles subjugam a arte. Eles menosprezam o conhecimento. Eles jamais toleraram o real fortalecimento experimentado no País, o protagonismo internacional, a ascensão social. Eles não têm projeto de Nação. São escravagistas, só pensam no si, na própria classe, em seus cúmplices no mercado e no império. Eles odeiam o Brasil.
Entregaram nossas riquezas e tecnologias, manipularam a população, semearam o ódio entre nós, fizeram da justiça, política, destruíram nossas conquistas sociais, precarizaram nossos direitos trabalhistas históricos, perseguiram e mataram nossos índios e pequenos agricultores, criminalizaram nossas lideranças populares. Eles têm repugnância ao povo brasileiro.
Por fim, um trágico fim. Eles conseguiram literalmente queimar a nossa memória, o nosso caríssimo patrimônio, fustigar e fazer sangrar a nossa identidade.
Eles odeiam o Brasil. Eles incendiaram o Brasil."
- Drawlio Joca,  fotógrafo cearense.

Nenhum comentário: