domingo, 16 de setembro de 2018

criadores de imagens

“Estudo erudito e ao mesmo tempo técnico, com vernizes de dicção poética, 'O Criador de Imagens' abre seu foco para teóricos e historiadores a respeito de cinema, fotografia e narratividade.
Com a análise de sequências, plano a plano, a ajuda de gráficos e reprodução de fotogramas, o pesquisador nos faz 'ver' no 'intraquadro' a composição de luz, os movimentos de câmera e as metaforizações visuais de ideias e sentimentos envolvidos nas cenas.
Eis um livro que instiga o leitor não só a ver ou rever um dos clássicos do cinema brasileiro, como a conhecer melhor a integridade do legado de seu diretor de fotografia, Mario Carneiro.”

— Carlos Alberto Mattos, jornalista e crítico de cinema, sobre O Criador de Imagens: a luz brasileira de Mario Carneiro, escrito pelo fotógrafo e professor da UFF,  que será lançado hoje no Cine Brasília, na programação paralela do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
O autor revela na escrita o mesmo talento que tem com a câmera. Miguel Freire fotografou meu curta-metragem O último dia de sol, em película 35mm, preto-e-branco, todo com cenas noturnas, e foi premiado por seu trabalho no 4º Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba em 2000.
O criador de imagens é um livro indispensável sobre um dos maiores fotógrafos do cinema brasileiro, devidamente escrito por outro grande fotógrafo.

Nenhum comentário: