terça-feira, 5 de junho de 2018

o samba da minha terra

"O chefe da polícia / pelo telefone / mandou avisar / que na Carioca / tem uma roleta / para se jogar…"
Assim começa a conversa Pelo telefone, considerado por muitos estudiosos como o primeiro samba a ser gravado no Brasil, em 1917, em 78 rpm, na Gravadora Casa Edison.
A autoria, de Donga, ou Ernesto dos Santos, como está na Biblioteca Nacional, sempre foi questionada. O sambista registrou primeiro como sendo somente sua, um ano antes da gravação. Depois colocou o jornalista Mauro de Almeida como parceiro.
Como o samba foi concebido no terreiro da Tia Ciata, conhecida mãe de santo da época, na Praça Onze, muitos que estavam lá, como Pixinguinha, Sinhô, João da Baiana, reivindicaram a autoria coletiva.
Gilberto Gil na canção Pela internet, gravada no disco Quanta gente veio ver, 1998, faz uma citação ao clássico samba, atualizando o aplicativo: "o chefe da polícia carioca avisa pelo celular / que lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar..."
Roletas, videopôquer, Carioca, Praça Onze... questões de autoria não resolvidas... o samba é maior, e não o fazem “coisa de bandido”, como afirmou um “cantor” de “sertanojo” recentemente, um néscio operante para o nada, incapaz da reflexão e discernimento para tudo, que até deve confundir Donga com Dunga.
E viva Leci Brandão!

Nenhum comentário: