foto Arquivo Pessoal
Hoje é dia de Santa Luzia. A
imagem dessa Santa é uma das mais fortes lembranças da minha infância,
em Crateús, interior do Ceará, onde nasci e fui criado.
Minha tia era
devota e na parede do quarto onde eu dormia, era a primeira imagem que
via ao acordar: batia um facho de luz que vinha
de alguma telha quebrada. Nada mais sintomático: a jovem santa
siciliana é protetora dos olhos, da visão, da luz.
A minha impressão
era que a Santa me abençoava a manhã, com a oferenda do par de olhos na
bandeja.
Casa desfeita, parentes idos, herdei esse quadro e a
saudade. Coloquei-o na cenografia dos meus dois primeiros
curtas-metragens. Afinal, cinema precisa de luz.
9 comentários:
Opa! Passo a ser devota...hj da santa Luzia...não havia me dado conta desse nome, Luzia, Luz....adorei! Que ela nos oriente sempre para a boa Luz! Abs, ML
Hoje tem que lavar os olhos com a água da chuva...
Santa Luzia, de certa forma, também fez parte de minha infância. Nasci míope e quando se descobriu o fato eu tinha por volta de cinco anos de idade. Lembro de minha avó, muito católica, frequentemente dizer que em suas preces pedia à santa que protegesse meus olhos.
Salve Sta. Luzia!
Padroiera de Mossoró, está em festa a cidade!!
Nirton, incrível... Vivi essa mesma cena, na casa de minha avó mas tinha medo dos olhos no prato... Hoje também sou devota de Santa Luzia e a ela dedico minhas preces.
pelo menos umas 500 curtidas....tb senti um gostinho de infância...tb vivi uma saudade ligada à ela...uma tia, que era diabética, gostava de receitar para todo mundo o Colírio de Santa Luzia...não sei se ainda existe.
Quando criança eu ficava encafifada com o fato de Santa Luzia ter os olhos no prato, mas também no rosto. Pra mim era milagre...
Nirton, como isso eh curioso. Minha infancia, ou parte dela, foi em Ipueiras, mesma regiao de Crateus. Na parede da sala da minha casa, onde normalmente os sertanejos poe os quadros dos santos, la estava ela. EH uma lembranca forte para mim tambem. O curioso, meu caro, eh que aqui em Ottawa, num restaurante perto do local onde trabalho e onde sempre vou para o almoco, la esta esse mesmo quadro, mesmissimo. Curioso, perguntei, ja sabendo, que santa era aquela. E o dono do restaurente, ITALIANO, veio me falar da santa protetora da visao...pode?
Postar um comentário