
www.mulheresdocinemabrasileiro.com.br, este é o site onde se encontra na íntegra a entrevista com a atriz DIRA PAES, de onde foi retirado o trecho acima.
Lançado em maio do ano passado o site faz um verdadeiro e completo mapeamento das mulheres que enriquecem e embelezam o nosso cinema. São atrizes, diretoras, roteiristas, fotógrafas, diretoras de produção, de arte, continuístas, enfim, todas as atividades que elas sabem muito bem exercer e desenvolver seu talento. Esse levantamento abrange todas as fases, tipos e gêneros: vem desde o cinema mudo aos dias atuais, encontramos a beleza viscontiana de Eliane Lage, o trabalho ousado de Ana Carolina, o saudável escracho de Dercy Gonçalves, as atrizes das comédias eróticas da década de 70, as damas Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Tônia Carrero, as revelações recentes como Débora Duboc. São quase 300 mulheres catalogadas em suas categorias de trabalho, com fotos, biofilmografias, comentários, citações e depoimentos de diretores. E o interessante: cada categoria localiza-se numa “sala” nomeada por uma dessas mulheres. Na Sala Isabel Ribeiro, por exemplo, encontramos as atrizes, na Sala Dina Sfat, as diretoras, na Sala Glauce Rocha, as entrevistas, e assim pelo resto da grande casa.
Idealizado e mantido pelo jornalista e louco por cinema Adilson Marcelino, o site é um trabalho inédito na web. Um espaço riquíssimo para pesquisa.
2 comentários:
Que bom encontrar o Mulheres do Cinema brasileiro aqui no Olhar Panorâmico, esse espaço de inteligência e bom-gosto.
Fico muito feliz por sua afeição pelo Mulheres. É para pessoas como você que ele existe. Muito obrigado,
Adilson Marcelino
Cada vez mais adoro passar por seu blog, seu trabalho de pesquisa é muito bom. Lindo este site de Mulheres. Beijinhos.
Postar um comentário