
Do cineasta argentino Fernando Solanas, durante o lançamento no Brasil do seu novo filme “Memoria del saqueo”, um documentário que acompanha a trajetória política do seu país dos anos 70 ao final de 2001. É imperdível. De forma sincera, sem pudores, e dando nome a todos, Solanas disseca desde o período cruel da ditadura militar até a renúncia do presidente Fernando de La Rúa. Desfilam pela tela os governantes com suas promessas e cinismo deslavado, a situação miserável da maioria da população, a revolta do povo nas praças batendo panelas, os ditames históricos do FMI, o genocídio social provocado pelos planos econômicos neoliberais. O próprio diretor aparece em registro dos anos 90, quando era deputado e foi baleado “pelo poder de Menem”, como ele acusa.
O filme pode lembrar uma onda de documentários no estilo “Fahrenheit 11 de setembro”, pela narrativa controversa, mas antes, bem antes de Michael Moore, Solanas já fazia esse tipo de cinema-denúncia. É de 1968 o clássico “La hora de los hornos”, onde misturava linguagem pop através da música dos Beatles ao manifesto ousado contra os militares e os países ricos.
Em “Memoria del saqueo” não dá para nós, brasileiros, não nos sentirmos espelhados nos acontecimentos apresentados no filme, lançado em um momento de infeliz coincidência. Solanas fala sobre a dor e a indignação do povo argentino. Sobre políticos desonestos e a necessidade de resgatar a esperança. Portanto, é um filme sobre o drama da América Latina.
Um comentário:
Marathons and telethons: a quick Labor Day guide
The Jerry Lewis MDA Telethon continues until 6:30pm tonight. Check local stations.
Hello, just surfing the bolg sites. Landed on yours. Nice effort, like the layout, will check back soon.
I have a affirmations site. It is all to do with affirmations related things.
Check it out if you find the time :-)
Postar um comentário