segunda-feira, 12 de setembro de 2005

set de filmagem


"No tempo das diligências" (Stagecoach), de John Ford, rodado em 1939. Um dos mais marcantes filmes sobre o velho oeste americano, apesar da predileção de Hollywood em massacrar os índios. A diligência atravessa a fascinante paisagem desértica do Monument Valley. Dentro embarcam um médico alcoólatra, uma prostituta, um banqueiro, um jogador, uma mulher grávida e um pistoleiro, Ringo Kid, interpretado por John Wayne, ator presente na maioria dos filmes de Ford. Esses passageiros simbolizam um retrato da sociedade americana da época e, para mim, dos dias de hoje. Durante a viagem, ameaçados pelo perigo dos Apaches, cada um dos viajantes revela aos poucos suas peculiaridades, seus desejos, mesquinharias, medos e contradições. E é justamente no bandido que eles depositam a segurança no percurso pelo deserto.
Na foto acima a carruagem pára numa hospedaria. Ao centro, John Wayne desce e anda um pouco em direção à esquerda para observar o local. Passa ao lado do rebatedor de luz, a câmera gira um pouco corrigindo o enquadramento até ouvir o "corta" do diretor.

2 comentários:

Luiz Mesquita disse...

Oi Nirton!
Os blogs estão maravilhosos! Parabéns pela iniciativa de nos expor ainda mais a tua sensibilidade do artista que és. Não te esqueço, e guardo saudades de tí.
Te desejo muitaas alegrias neste teu belo coração.
Teu amigo
Luiz

Claudio Eugenio Luz disse...

Nirton,
o comentário, desde já, agradeço.Em relação ao filme descrito, além de ser um clássico é uma obra de referência; embora, seja etnocêntrico e despreze as culturas nativas da américa. Vá lá! Na época, quem estava interessado? Outra coisa interessante é que vai de encontro a nova novela global:bangbang! Ai, ai, quando a gente vai assistir a cara do Brasil e sua história nessas novelas?
hábraços