sexta-feira, 24 de outubro de 2025

o Brasil na câmera de Vladimir

Foto: Acervo CineMemória

"O mundo físico tem me fascinado, como seria natural a qualquer ser humano, desde a mais recuada fase da existência. E me parece que, em meio a toda a elaboração das imagens da terra que compulsoriamente marcam os filmes que tenho feito, posso identificar etapas em progressão desse tropismo em direção à natureza.
Até consigo recuar na minha memória, a ideia mais substantiva de terra que tenho era viva e concreta, embora às vezes confusa e incipiente. Na tenra idade do meu burgo interiorano, a imagem da terra que eu captava naturalmente era cheia de vida, uma vida que vim descobrir depois desigual e injusta para muitos dos que lidavam com ela.
(...)
Foi essa imagem de terra de meu país que busquei passar no meu ofício de trabalhador de cinema, num humilde e despretensioso gesto de solidariedade a todos aqueles homens da terra, da minha primeira e já longínqua visão do mundo e da natureza".
- Trechos do texto de apresentação do catálogo Retrospectiva dos 70 Anos do Cineasta Vladimir Carvalho, escrito pelo homenageado.
A mostra aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, de 18 a 24 de abril de 2005, depois seguiu para o Rio de Janeiro.
Durante uma semana revi seus filmes curtas, médias e longas; acompanhei as palestras; conversei com Vladimir nos corredores do Centro, no café, nos jardins. O cinema diante de mim. O imenso ser humano diante de mim. Mais que admiração, devoção.
Hoje faz um ano que ele partiu. A saudade como retrospectiva.

Nenhum comentário: