sábado, 27 de outubro de 2012

Regina Dourado

Meu primeiro trabalho como fotógrafo de cena de um longa-metragem foi em "Tigipió - Uma questão de honra", de Pedro Jorge de Castro, 1982. Uma experiência fascinante, desafiadora, provocante. Aprendi muito. É uma atividade diferente dentro de um set de filmagens.

Conviver com os atores e a equipe técnica é um dos fatores marcantes. Tenho boas lembranças e a amizade continuou com José Dumont, B. de Paiva, Ricar
do Guilherme, João Falcão, Regina Dourado... E é da sorridente e talentosa Regina Dourado que hoje me lembro com saudades ao ler sobre sua morte. De repente vem tudo como num filme rebobinado... nossas conversas nos intervalos, seu carinho e atenção quando eu pedia pra repetir uma posição para uma foto, nossos reencontros em outros filmes, seus pratos saborosos quando estive no Rio, sua gargalhada, sua alegria... Só a revi uma vez depois que adoeceu, num festival de cinema em Fortaleza, quando mais uma vez me falou de como gostava muito do cartaz do filme, feito a partir de minha foto. Ela se orgulhava do seu rosto estampado, do momento exato que captei a sua emoção numa das cenas mais importantes. Eu também fico orgulhoso pela oportunidade que você me deu, Regina. Você é que me dá muito cartaz. Olha aí. Um beijo, querida.

Nenhum comentário: