sábado, 14 de julho de 2007

a mão direita

foto Jean-Paul Pelissier/Reuters

O senhor aí "escaneando" a moça é o novo presidente francês, o direitista Nicolas Sarkozy. Ela, talvez delicadamente fingindo não perceber a sabida mão-boba, é a iatista Maud Fontenoy, recebendo a medalha Ordem da Cavalaria Francesa, no Palais de l'Élysée, sede do governo.

Na solenidade ocorrida antes de ontem, Sarkozy elogiou a atual organização do país e prometeu não fazer transformações radicais durante as reformas institucionais de seu governo. Será mesmo? Para ele a França tem as melhores instituições nos últimos 200 anos. Não era bem o que falava durante sua campanha, batendo pesado na socialista Ségolène Royal. Pediu a todos um debate sem tabus sobre a modernização política do país e anunciou a criação de um comitê de sábios. Comitê de sábios?... o que será isso? Essas cabeças, ditas assim acima da média dos cidadãos comuns, deverão elaborar propostas sobre como adaptar as instituições francesas neste novo século.

Quanto a mademoiselle Fontenoy, 27 aninhos muito bem navegados, foi a primeira mulher a atravessar, em embarcação a remo e sem auxílio luxuoso de ninguém, os oceanos Atlântico e Pacífico, o que lhe valeu a honraria. Mais sobre suas atividades radicais em alto mar e uma bela foto sem presidente por perto, aqui.

Nenhum comentário: