quinta-feira, 25 de maio de 2006

Fernando Birri no CineCeará

foto Golden Gate Vision Award

O cineasta argentino Fernando Birri é considerado um dos pais do novo cinema latino-americano. Fundador da Escola Latino-Americana de Documentários de Santa Fé e da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, Birri, aos 81 anos de idade, é um dos principais expoentes do cinema ibero-americano, referência para toda uma geração de realizadores formados pelas duas escolas.


Agora em 2006, quando a Escola de Cinema de Cuba completa 20 anos, o 16º Cine Ceará, em sua primeira edição como Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo, que começa no próximo dia 30, presta uma justa homenagem ao cineasta, agraciando-o com o Troféu Eusélio Oliveira, pelo papel fundamental que exerce no cenário do audiovisual mundial.


Ainda como parte da homenagem, será exibido o documentário "ZA 05- Lo viejo y lo nuevo", última produção de Birri, em parceria com Julio Garcia Espinosa, feita a partir de filmagens dos estudantes da Escola de Cuba e fragmentos de arquivos do novo cinema latino-americano realizados a partir de meados dos anos 50. A exibição acontecerá na solenidade de encerramento do 16º Cine Ceará, na noite do dia 08 de junho.

3 comentários:

Anônimo disse...

finalmente alguém neste país se lembrou do grande Fernando Birri. A homenagem é justa e tardia. parabéns ao festival do Ceará. Ele tem um filme sobre o poeta Rafael Alberti que uma obra-prima.

Anônimo disse...

Não conheço nada do Fernando Birri, mas como adoro cinema, morei na Argentina e essa foto dele é o máximo, me deu vontade de ver seus filmes.

Anônimo disse...

a gente num vê nunca os filmes desses diretores no cinema, fica tudo restrito a festivais, e nem todos festivais. É uma pena.