quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"bom pra mim e bom pra tu"

Chico Science dizia que com um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar. E nada mais ficou como antes no mangue do Capibaribe depois de seu beat acelerado, juntando no mesmo ritmo e percursão o pop, o hip hop, o eletrônico, o rock, o baião, o côco e a embolada, o samba e o maracatu, "bom pra mim e bom pra tu", as raízes da cultura nordestina, trazendo da lama ao caos e do caos à lama o seu manifesto de caranguejos com cérebro.

A primeira vez que ouvi Chico Science, lá no começo dos anos 90, foi através de Franklin Júnior, cineasta pernambuco, da equipe de produção de "Corisco e Dadá", filme de Rosemberg Cariry, onde fiz assistência de direção. Mostrou-me uma fita e não parava de falar entusiasmado com a novidade de seu Recife. Fui à Nação Zumbi e não parei mais de ouvir a afrociberdelia desse moço com seu chapéu côco e enormes óculos escuros.

Hoje, 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, a quem peço as bençãos neste meu mês aquariano, faz 15 anos que tinha um poste no meio do caminho de Chico Science. Cara, você só tinha 30 anos! Sua máxima, Chico, vai na contramão da nossa saudade: você está no mesmo lugar dentro de nós que continuamos com sua música.

4 comentários:

Evandro Sampaio Vilanova disse...

‎Nirton Venancio, é sempre bom e gostoso ler o que você escreve. Ainda irei entrar na sua página para ler tudo seu. Pois somente leio as publicações que estão no momento em que entro no face.

Deborah Dornellas disse...

Chico é um deva.

Antonio Marinho disse...

No comecinho da carreira dele, no primeiro show que ele fez em Fortaleza, la naquela barraca da praia do futuro chamada Biruta, depois do show, tivemos um longo papo regado a cachaca. E ele me disse assim: " tudo o que eu faco hoje em musica eh o que Jackson do Pandeiro provavelmente faria se estivesse fazendo musica hoje"!

Chico Bororo disse...

O CHICO SCIENCE foi, é e serå!!!! Sempre extraordinårio como seus parceiros "virtuais" de rios mangues , overdrives, diårio da noite ,ültima hora na geografia da fome dos titås. DEUS TE GUARDE GUERREIRO!