quinta-feira, 17 de junho de 2010

nas escavações do rock

 
 foto Cris Pereira

Sexta-feira passada assisti ao show de Sérgio Augusto Bustamante, esse senhor de 76 anos de loucura e acordes dissonantes, mais conhecido como Serguei. A paleontóloga apresentação da lenda viva do rock brasileiro foi cidade-satélite Taguatinga, a uns 20 quilômetros de Brasília. Local apropriadíssimo para as escavações e exibição do pansexual Serguei.

A figura é uma figura. Só vendo. E ouvindo, mesmo que a voz rouca não seja mais essas rouquidões todas. Foi revenciado, apalpado, beijado, por um seleto e excitado grupo de fãs, como se fosse um Mick Jagger descamisado de Iggy Pop. A postura outsider cada vez mais reincidente. 

Aqui no video, cantando "Summertime", clássico eternizado na versão blues de Janis Joplin, com quem ele assegura ter rolado sexo, drogas e rock and roll - não necessariamente nessa ordem.

4 comentários:

Ricardo Augusto disse...

Nirton, voc... Ver maisê viu o ícone máximo do estilo "sex-drugs-and rock & Roll" deste lado de baixo do Equador!.
Não pode ser considerado um cantor, na acepção da palavra, mas sim um performer intensamente inspirado no seu ídolo Mick Jagger, a ponto de ter feito algumas plásticas para ficar parecido fisicamente com "titia Jagger"!
Ví dois shows dele no Rio, nos anos 70 e 80, em uma pequena boate em Copacabana, chamada "Let it Be" ,acompanhado pela sua banda "Cerebelo"(rs). A segurança era feita por quem? Isso mesmo, pelos Hell Angels do RJ, assim como a dos Stones no fatídico show de Altamond. E assim como em Altamond, os Angels cariocas estavam munidos de suas correntes e soqueiras de aço!
O primeiro show eu fui com uns amigos roqueiros, e curtimos à beça, com Serguei cantando todos os standards dos Stones, Janis Joplin, Jimi Hendrix, etc.
Na segunda vez levei a Argélia, e ela, coitada, se apavorou com os Angels, e tivemos que sair antes do término do show.
Um "Angel" que estava guardando a saida, perguntou gentilmente: "Não gostaram do show, não!"
Confesso que me passou um frio pela coluna, mas não passou disso. Felizmente!

Nirton Venancio disse...

Ricardo, agora ri à be... Ver maisça com esse episódio no final do show com os Hell Angels, "não gostaram do show, não?" Imagino a cena. De cinema. Maravilha! Quer dizer, coitada da Argélia...
Quanto ao show que assisti, foi inusitado. Nunca tinha visto o Serguei. A banda que acompanha chama-se Pandemuniun, uns garotões cariocas que tocam um roquinho pesado, nada mais. Mas o senhor Bustamante é uma figura! Saí do show na dúvida se ele estava 'cheio dos paus" ou se pela idade não tinha mais coordenação na fala. Mas valeu.

Ricardo Augusto disse...

Uma das vezes em que mais r... Ver maisí com as coisas do Serguei, Nirton, foi em uma entrevista com o Jô Soares, em que ele disse, ao ser perguntado sobre sua sexualidade, que era "Pan-sexual", ou seja, o que vier ele traça, numa boa!
E contou a história de que estava vindo por Búzios, despreocupadamente, quando avistou uma bananeira dando sopa na estrada. Aí pensou, com seus botões: "Cara, eu passo todo dia por aqui e nunca tinha notado como essa bananeira é jeitosinha!" Então não deu outra!!!!!
O Jô teve um ataque de riso, junto com a platéia, que foi difícil de segurar!

Paulo Kauim disse...

nirton, serguei é um fóssil de saquarema.