terça-feira, 22 de maio de 2007

all about my mother


A Sala P. F. Gastal, em Porto Alegre, comemora no próximo dia 25 seu 8º aniversário. Para celebrá-lo, foi desenvolvida pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura uma programação intensa, intitulada "Do lixo ao luxo: hibridismo e reciclagem cultural" , que inclui debates, performance, uma mostra de filmes intitulada "A redenção do detrito" e a exposição Mirante, da artista paulistana Chiara Banfi.



A principal atração do evento será a presença do cineasta americano Jonathan Caouette, que vem à capital gaúcha especialmente para apresentar seu cultuado filme "Tarnation", inédito no Brasil. Documentário autobiográfico sobre a relação do diretor com a mãe esquizofrênica, o filme foi feito inteiramente no computador, ao custo alegado de 218 dólares! (R$ 433,82 nesse câmbio ladeira abaixo...)



A traumática história de Caouette, um novaiorquino de 34 anos, é recuperada através de filmes familiares em vhs e super-8, fotografias, gravações de secretária eletrônica e curtas de ficção, além de novas imagens captadas com sua câmera digital. O filme caseiro de Caouette chegou às mãos dos diretores Gus Van Sant e John Cameron Mitchell, que ficaram impressionados com o resultado e imediatamente conseguiram, com a ajuda de David Lynch, levantar recursos para ampliação e custear os direitos da trilha sonora.

Nenhum comentário: