sábado, 21 de abril de 2007

a memória de Girardot

foto M. Japaridze / AP


Leio agora no blog do Luiz Carlos Merten uma comovente crônica sobre o estado de saúde da atriz francesa Annie Girardot, de 76 anos. Desde 2001 ela vem lutando contra o Mal de Alzheimer, e mais recentemente a doença tem se agravado, fazendo-a perder a memória.


Sua filha Paola Salvatori desvenda o segredo no livro "La mémoire de ma mère" (A memória de minha mãe), desfazendo completamente a versão sensacionalista que a imprensa noticiava como sendo problemas decorrentes do alcoolismo.


Lembro-me de Annie Girardot em vários filmes, entre eles "Rocco e seus irmãos" (Rocco i suoi fratelli), clássico de Luchino Visconti de 1960, onde faz uma atuação inesquecível vivendo a prostituta Nadia. Na trama, tem um caso tempestuoso com o personagem interpretado pelo italiano Renato Salvatori, com quem depois se casou, e tiveram a filha Paola.


Em 2001 Annie foi a mãe de Isabelle Huppert no pertubador "A professora de piano" (La Pianiste), produção franco-austríaca dirigida por Michael Haneke, com quem filmou, há dois anos, o drama "Caché".

Um comentário:

Marcelo Miranda disse...

Já está linkado! Legal seu blog também. Apareça no Impressões. Abraços!