domingo, 8 de abril de 2007

Calabar: um homem sem rosto

foto Staff Vídeo Produções / Divulgação

No Século XVII, quando o Brasil era Colônia de Portugal - este, por sua vez, sob domínio da Coroa Espanhola -, no nosso território, que também era cobiçado por holandeses e franceses, ocorria o processo de dizimação dos povos indígenas.

É nesse contexto que se passa a polêmica história que envolve Domingos Fernandes Calabar, personagem do documentário de Hermano Figueiredo, que estréia hoje, dia 8, às 23h, pelas emissoras da Rede Pública de Televisão, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

"Calabar", produção representante de Alagoas na terceira edição do Programa DocTV, é um dos 35 trabalhos selecionados dentre quase nove centenas de projetos inscritos.

Numa narrativa dinâmica, o documentário contrapõe visões sobre Calabar, profundo conhecedor de grande parte dos sertões e da costa do Nordeste brasileiro, que apoiou as forças de ocupação e contribuiu para as conquistas holandesas no Brasil.

A proposta do diretor é não se prender a dicotomia herói-traidor, mas fazer um apanhado do imaginário criado em torno da figura de Calabar. Aborda os diversos discursos, contrapondo opiniões divergentes, analisando a importância destes acontecimentos na história do Brasil, do nordeste e de Alagoas.


Mais informações sobre este e outros trabalhos e projetos comandados pelo dinâmico e incansável Hermano estão na página http://www.ideario.org.br/

Um comentário:

dioneide disse...

Olá Nirton..

Que blog elegante e criativo..muito diversificado e as matérias no capricho..rs
Adorei e vou voltar sempre..
Precisamos divulgar mais esse seu blog, poís é excelente..
Ultimamente tenho em interessado bastante por filmes, cinemas, documentários..e nem sei a razão..talvez porque seja bom demais.rs
abraços