sábado, 27 de agosto de 2005

verdades e mentiras





"A política é o lugar privilegiado da mentira, pois sua finalidade é conquistar o poder. A literatura é uma mentira que conta uma história convincente, um relato com um teor de verdade sobre as relações humanas."










"Quero que meu filho entenda que o Brasil não se resume a alguns bairros 'nobres' dessa ou daquela cidade. E que o Brasil é infinitamente maior e mais digno do que muitos de seus políticos."


Palavras verdadeiras do escritor amazonense MILTON HATOUM, em entrevista ao jornal Correio Brasilienze, de hoje, que pode ser lida na íntegra no site www.correioweb.com.br. O autor está na capital federal para participar da 24ª Edição da Feira do Livro de Brasília, onde lançará seu mais novo romance, o belíssimo "Cinzas do Norte". Há cinco anos Milton publicou "Dois irmãos", aclamado em uma pesquisa do tablóide Pensar do CB como o melhor livro dos últimos 15 anos. Professor da Universidade da Califórnia, em Berkley, e da Universidade Federal do Amazonas, sua primeira obra foi "Relato de um certo Oriente", em 1990.

4 comentários:

Dioneide disse...

Concordo com as palavras dele "a politica é o lugar privilegiado da politica"...que surjam mais escritores e jornalistas como ele mais afinados com essa " lucidez" e deixem viver no " faz de conta que as coisas não acontecem" ou apenas como dizia o poeta " tão somente com a consciência de rebanhos levados pele pastor"..o jornalista deve investigar antes de ir falando qualquer besteira por ai...
Dioneide

http://www.raizeseasas.blogs.com
http://costadioneide.blog.uol.com.br

Anônimo disse...

Desculpe errei ..a Politica é lugar previlegiado da mentira..
Dioneide

Dioneide disse...

Apenas esclarecendo..eu quis dizer que errei quando postei no primeiro comentário que "a politica é o lugar privilegiado da politica"..pois o que o escritor tinha afirmado era que a " politica é o lugar privilegiado da mentira" e por isso fiz o devido acerto quanto ao meu erro.
Quanto ao comentário em relação aos bons jornalistas quero frisar que são muitos e muitos valorosos mas que tem uma grande parte que infelismente não rusa da ética e da investigação séria sobre determinados fatos e ainda nessa crise estão defendendo certos interesses e quanto a essa minha afirmação não foi direcionada especificamente a ninguém, mas de forma geral...
Abraços a todos/as
Dioneide

Anônimo disse...

Nirton,
Boa noite!
Cada vez gosto mais de passar por aqui. Passei por aqui para vê-lo, lê-lo e também para te contar que acabei de postar a entrevista que fiz com a Dira Paes. Quando tiver um tempinho passe pelo Mulheres e me diga o que achou.
Abraços,
Adilson Marcelino
www.mulheresdocinemabrasileiro.com