Em 1971 o cantor, compositor e ativista político chileno Victor Jara compôs a bela canção pacifista El derecho de vivir en paz, gravada em seu disco homônimo.
terça-feira, 28 de setembro de 2021
de Jara a Waters
Em 1971 o cantor, compositor e ativista político chileno Victor Jara compôs a bela canção pacifista El derecho de vivir en paz, gravada em seu disco homônimo.
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
então eu escuto
domingo, 26 de setembro de 2021
o ovo rompeu a casca
...e, portanto, pensar nele como um ovo de serpente, que incubado, deverá, em sua espécie crescer perigoso; e matá-lo na casca.
trata em toda a narrativa dos contornos do nascente movimento fascista e surgimento do nazismo.
sábado, 25 de setembro de 2021
a letra de uma canção
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
o cais de seu destino
foto Alex Meira
Em sua fala para o meu documentário Pessoal do Ceará - Lado A Lado B, o cantor Lucio Ricardo conta do perfil transgressor de sua banda Perfume Azul na década de 70, o convite de Ednardo e Augusto Pontes para o show Massafeira Livre em março de 1979, os dois dias de viagem de ônibus de Fortaleza para o Rio de Janeiro para gravar o disco coletivo, as reuniões e ensaios no hotel em Santa Teresa, a emoção de entrar no estúdio onde gravavam Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps, Jerry Adriani, as batidas da polícia nas redondezas que implicava com os cabeludos e as substâncias engolidas queimando goela abaixo para evitar o flagrante, a alegria de ver duas músicas suas no vinilzão duplo, a perspectiva de projeção da carreira artística naquela virada de década, e com tranquila e lúcida sinceridade, o lamento de ainda, a essa altura da sua idade, o não reconhecimento de seu trabalho como cantor no objeto direto de um disco.
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
começaria tudo outra vez
76 anos de nascimento de Gonzaguinha.
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
o primeiro Pessoal
domingo, 19 de setembro de 2021
ler e ser
“Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
terça-feira, 14 de setembro de 2021
do Pessoal do Ceará ao Massafeira
Entre o AI-5 e a conquista da Anistia se desenvolveu e manifestou publicamente a moderna música popular cearense. Enquanto ocorriam o chamado milagre brasileiro e a inversão demográfica, com a população brasileira se tornando majoritariamente urbana, e se intensificava cruelmente a repressão da ditadura, com torturas, prisões, assassinatos e exílios, se consolidava no Ceará uma nova geração de criadores, num movimento contemporâneo e distinto do baiano e mineiro. Seus marcos culturais são o disco Pessoal do Ceará - Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem (1973), embora o movimento que o gerou viesse de antes (1969/70), e o evento Massafeira Livre (1979).
transversal do tempo
sábado, 11 de setembro de 2021
outro 11 de setembro
Em plena Guerra Fria, com os Estados Unidos enviando centenas de garotos que amavam os Beatles e os Rolling Stones morrerem no Vietnã, países importantes da América Latina, como Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Uruguai sob sanguinários regimes militares, o império norte-americano não admitia no Chile o nascimento do governo socialista de Salvador Allende na sua área de influência, após Cuba.
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
pessoal e intransferível
Esta manhã, ao dispor numa de minhas estantes, neste gabinete, uma fileira de velhos livros devolvidos pelo encadernador, lembrei-me de uma frase de Álvaro Moreyra, num de nossos últimos encontros na Academia:
porque cantar
"O Bar do Anísio foi o lugar onde a gente foi também um pouco chorar nesse período, e também para cantar."
terça-feira, 7 de setembro de 2021
a canção numa mesa de bar
"Se nós estamos alegres, isso assusta o inimigo. O inimigo nos quer mortos de tristeza."
segunda-feira, 6 de setembro de 2021
Belmondo no Brasil
Brasília tinha 4 anos de idade, um golpe militar a caminho e Jean-Paul Belmondo equilibrando-se nos prédios em construção.
domingo, 5 de setembro de 2021
lirismo
O lirismo do poeta paulista arrudA (assim mesmo a grafia).
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
o chão sagrado da feira
foto Rubens Venâncio
Nos dias 15, 16, 17 e 18 de março de 1979, frequentei todas as noites o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, ouvindo os sons, vendo as imagens, acompanhando o movimento, no meio da gente do Massafeira Livre, evento criado por Ednardo e Augusto Pontes, que reuniu mais de 200 pessoas da cena artística, cultural e musical do estado.
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
aquela velha vontade de cantar
Em outubro de 1977 o jovem cantor e compositor sobralense Vicente Lopes foi o vencedor do III Festival Musical do Mandacaru, certame estadual apresentado em sua cidade, com a canção Vira vento.