segunda-feira, 26 de novembro de 2007

quando a vida não imita a arte

André Luiz da Cunha, nas filmagens de "Dia de visita". Foto Start Filmes

Parecia tudo certo para o grande dia. A dona-de-casa Sônia de Sousa Faustino, 56 anos, tinha comprado o vestido para ir ao Cine Brasília ontem à tarde. Iria conferir a estréia do documentário "Dia de visita", que reconta em 25 minutos os últimos 15 anos de sua vida, dedicados a atender e evangelizar os presos da penitenciária Papuda. Mas Sônia nem chegou a estrear o vestido. Na tarde de sábado, foi atropelada e morta na calçada de sua casa, em Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal.

O mais grave no caso é que não foi um acidente. Welerson Sousa, condenado por homicídios e roubos e em regime de condicional, também morador de Ceilândia, atropelou Sônia, quando na verdade tinha intenção de matar o filho dela, Pedro, que lhe devia uns meses de aluguel da casa onde morava com a mãe.

Dirigido pelo cineasta brasiliense André Luis da Cunha o documentário conta a história de Sônia e sua dedicação aos presos. Ela começou a trabalhar como voluntária na penitenciária Papuda em 1992, quando o filho Pedro foi condenado a 12 anos por participar de um latrocínio. Sônia começou a visitar, além do filho, outros presos. Passou a ser uma mãe para todos.

Ontem o público que acompanha o 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chegou cedo e formou grandes filas no cine, onde as pessoas disputavam espaço no chão. A Mostra Brasília acontece todos os anos, aos sábados e domingos à tarde. Filmes da cidade que não são selecionados para a mostra competitiva integram a programação.

Ao apresentar o seu filme, André, muito triste e com voz embargada, anunciou que o documentário, um pouco longo, não poderia ser menor, por tratar de uma pessoa grandiosa.

fonte Correio Braziliense

Um comentário:

Cineasta 81 disse...

Fiquei sabendo dessa história.
Uma lástima mesmo, talvez o momento que fosse ser único na vida dela, um momento de ovação, foi substituído por uma tragédia. Sinto por ela.